A importância das terras raras para a mineração e desenvolvimento tecnológico, com Danilo Destro Furtado
A mineração é uma área que gera muitos frutos importantíssimos para a movimentação da economia e das indústrias do país, conforme explica Danilo Destro Furtado, empresário e CEO da Brazilian Graphene. Dentro deste contexto, as terras raras constituem um grupo de minerais específicos que são grandemente utilizados como matéria-prima para a produção de inúmeros produtos, sendo, então, de grande importância para a economia e o desenvolvimento tecnológico.
Se você tem interesse neste assunto e deseja entender um pouco mais sobre as terras raras e o quanto elas são fundamentais para a diversidade produtiva do país, continue essa leitura até o final e entenda melhor sobre o assunto.
O que especificamente são as terras raras?
Como dito anteriormente, terras raras é o nome dado para um conjunto de inúmeras substâncias químicas encontradas em minérios que são utilizados como matéria-prima para a produção de diversos itens úteis para o dia-a-dia da sociedade, como eletrônicos, por exemplo. Conforme apresenta o empresário Danilo Destro Furtado, elas recebem este nome pois são substâncias de difícil extração, além de apresentarem uma grande variedade de características e propriedades.
Quais as substâncias químicas e as propriedades presentes no conjunto de terras raras?
As terras raras são mais precisamente compostas por 17 elementos químicos, conhecidos na tabela periódica como Elementos Terras Raras, ou ETRs. Estes elementos são escândio (Sc), o ítrio (Y) e mais outros 15 lantanídeos.
Por serem elementos vastos, eles são constituídos de diversas propriedades, podendo ser macias, flexíveis, maleáveis, de coloração cinza escuro a prateado e, por conta dessas suas propriedades, estas substâncias são principalmente utilizadas para a produção de aplicações tecnológicas que necessitam de supercondutores, magnetos, catalisadores e muitos outros, conforme pontua o CEO da Brazilian Graphene Danilo Destro Furtado.
Aplicações das terras raras
Estas substâncias são cada vez mais cruciais para o desenvolvimento das tecnologias modernas, e estão presentes nos mais diferentes itens utilizados no dia-a-dia. Como exemplo, é possível encontrá-las nos seguintes produtos e equipamentos:
- Tecnologias de comunicação, como smartphones e laptops que utilizam-se do gadolínio para melhorar seu desempenho.
- Iluminação de LED, que dependem do itérbio e do túlio para produzir luz branca brilhante.
- Tecnologias verdes, como equipamentos para produção de energia eólica e solar, por exemplo, utilizam-se de ímãs de terras raras para compor seus geradores eólicos e células fotovoltaicas, conforme pontua o empresário Danilo Destro Furtado, além de muitas outras aplicações tão importantes e úteis.
Por fim, como alude o CEO da Brazilia Graphene Danilo Destro Furtado, as terras raras são muito importantes para as produções de um país, principalmente do Brasil que é uma das principais regiões produtoras destes minérios. O reconhecimento cada vez maior da utilidade e potência que estas substâncias oferecem às produções tecnológicas leva ao desenvolvimento de estudos e de práticas mais sustentáveis e inteligentes de sua mineração, de forma que estas substâncias não percam sua eficiência e sejam utilizadas de maneiras responsáveis, inovadoras e garantam um futuro tecnologicamente avançado.