3 livros para entender o sistema carcerário brasileiro
Um dos grandes temas que rondam o mundo do Direito, é o sistema carcerário que existe no Brasil. De acordo com advogado Francisco de Assis e Silva JBS, para muitas pessoas, se trata de um sistema ineficaz e violento. Para outras pessoas, ele é bastante eficiente e funciona da maneira que deveria ser. De qualquer maneira, este artigo traz 3 livros para que você possa entender mais sobre esse sistema e tirar suas próprias conclusões. Confira!
O sistema carcerário brasileiro
Em primeiro lugar, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que, independentemente de qualquer opinião, existe um fato e ele deve ser levado em consideração: no Brasil, existe um déficit em relação ao número de presos e o número de vagas nos presídios, sendo o número de detentos, consideravelmente maior do que as lugares disponíveis em cada penitenciária.
Para muitas pessoas, esse é um fator que demonstra a ineficácia do nosso sistema prisional e um dos motivos pelos quais ele precisa de uma reforma urgente.
Presos provisórios
Para o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, não podemos falar sobre o sistema carcerário sem levantarmos outro ponto importante: entre 1990 e 2010, o número de presos não-condenados subiu 1253%. Logo, os dados nos mostram que dentre os presos, 41,5% são provisórios, que não receberam julgamento e ainda estão sem previsão para que isso venha acontecer.
Entendendo o sistema carcerário
O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que entender o sistema carcerário não é uma tarefa fácil, e exige muita leitura e estudos. Como é possível perceber, estamos falando de um sistema que divide opiniões até entre aqueles que detém mais conhecimento sobre o assunto. Então, uma ótima forma para começar a assimilar algumas questões, é através da leitura. Abaixo, você poderá conferir 3 livros que abordam o tema de maneira séria.
- Presos que menstruam
Em primeiro lugar, temos o livro da jornalista Nana Queiroz. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o livro mostra a realidade de mulheres presas nas prisões brasileiras. Através de entrevistas e uma pesquisa de tirar o fôlego, a jornalista mostra as diferentes realidades das presas dentro da cadeia e os motivos pelos quais a fizeram chegar a estes locais.
- Estação Carandiru
Não é possível falar sobre sistema carcerário sem lembrarmos do Massacre do Carandiru e, para entendê-lo, nada melhor do que a leitura de um livro escrito por quem viu de perto tudo o que aconteceu: o Dr. Drauzio Varella. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, nesta obra, o autor mostra a vida dos presos, o alto índice de HIV, a rotina dos funcionários e o dia do massacre.
- Regime fechado
Por último, mas não menos importante, temos o livro escrito por Débora Driwin Rieger Zanini no ano de 2016. A obra, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, a cronista e juíza, conta, neste livro, experiências que viveu durante toda a sua carreira. Contando diferentes histórias e diferentes realidades que fazem parte do sistema prisional brasileiro.
Com a leitura desses livros, você estará dando os primeiros passos para começar a refletir sobre o sistema carcerário brasileiro e como ele funciona nos dias atuais. São ótimas leituras para reflexão e formação de opinião, não deixe de conferir!