Tecnologia

Nova tecnologia de cobrança de pedágio em rodovias se aproxima do ABC

O governo do Estado está realizando um leilão para a concessão de rodovias no litoral de São Paulo, em que já vai ter embutida a aplicação do sistema de cobrança de pedágio chamado de Free Flow que dispensa a cobrança através das praças de pedágio e visa evitar congestionamentos e também promete justiça tarifária, com a cobrança por trechos. A iniciativa se aproxima das rodovias que dão acesso ao ABC, apenas se aproxima, pois ainda não há nada definido sobre quando esse modelo chega à região. Outro ponto é o Rodoanel, cujo trecho norte terá a novidade em 2026.

Apesar das rodovias alvo do leilão do trecho Litoral Paulista estarem perto do sistema Anchieta-Imigrantes, essas vias ainda não estão nos planos da Artesp (Agência Reguladora de Transportes Terrestres do Estado de São Paulo) nem da Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos, que lida com a privatização das rodovias. Principalmente nos feriados e finais de semana prolongados, o sistema registra longas filas na praça de pedágio que fica no início da serra o pedágio mais caro do país, que custa atualmente R$ 35,30. O pedágio fica no quilômetro 32 da Imigrantes e 31 da Anchieta, para quem segue rumo ao litoral.

Se por um lado o modelo de cobrança por trecho fica mais justo, por outro lado poderá penalizar quem usa trechos das rodovias para circular entre a Capital e o ABC, ou mesmo internamente entre as cidades da região, no sentido Capital, onde não há cobrança nas saídas. Ainda não há uma definição sobre como isso irá funcionar. A Ecovias, concessionária que administra o sistema não quis comentar o assunto. A Artesp encarregou a Secretaria de Parcerias e Investimentos para tratar do assunto.

Em nota a pasta estadual informou que o Free Flow nas rodovias paulista vão começar no entorno do ABC. “Atualmente, não há rodovias estaduais utilizando o sistema livre de passagem (free flow), no entanto, a implementação já está prevista na concessão rodoviária do Lote Litoral Paulista, com leilão estimado para abril e no contrato do Rodoanel Norte, assinado em 2023. O Programa Siga Fácil SP, instituído em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, prevê a implantação do sistema nos trechos de rodovias estaduais sob concessão à iniciativa privada. Por meio do programa, o Governo busca incentivar e apoiar a modernização do sistema de transporte estadual, substituindo praças de pedágio por pórticos de cobrança automática, que dispensa a parada para pagamento das tarifas, além de possibilitar uma cobrança mais justa aos usuários”.

 

O governo paulista quer se destacar nesta área, seguindo a linha de privatizações promovidas pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Pelo sistema, o usuário tem o veículo identificado por câmeras e sensores instalados em pórticos metálicos instalados ao longo da via, o pagamento pode ser feito através de empresas que de tags veiculares ou pode ser pago pelo usuário por aplicativos ou site da concessionária em um período determinado. Se o pagamento não for efetuado o motorista pode ser multado por evasão de pedágio. Com a implantação as praças de pedágio deixariam de existir.

O sistema já funciona na Rio-Santos (BR-101), com pórticos instalados em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414) e na estrada estadual RS-122 no Rio Grande do Sul. De acordo com os planos do governo a Dutra (BR-116) deve ter o Free Flow em Guarulhos e as rodovias Washignton Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) também devem ter o sistema no próximo ano. O trecho norte do Rodoanel Mário Covas deverá receber o sistema só em 2026.

 

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