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Empresas chinesas negociam para construir fábricas no ABC Paulista

Sofrendo com a desindustrialização e o fechamento das fábricas de Ford e Toyota, o ABC Paulista pode receber investimentos de duas novas fabricantes nos próximos anos. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as chinesas Sinomach, Chery e Beijing Peak assinaram uma carta de intenções para a produção de ônibus e outros veículos na região.

O acordo com Chery e Beijing Peak foi firmado em Brasília na última semana e prevê a instalação de uma fábrica em São Bernardo do Campo ou Diadema, cidades da região metropolitana da capital paulista. Não foram estipulados prazos para a construção ou qual será o valor investido.

Procurada, a Caoa, que tem parceria com a Chery no Brasil, diz desconhecer o acordo. Na China, a fabricante tem uma divisão de ônibus chamada Chery Wanda. Essa empresa atua de forma separada do braço de automóveis — elas sequer estão situadas na mesma cidade.

Segundo Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as conversas estão em fase inicial, que ele classifica como “um namoro”. “A Beijing Peak Automotive é uma empresa de autopeças que quer produzir ônibus elétricos da marca Chery. Vamos ter uma reunião virtual na próxima semana para sabermos o que eles querem fabricar e entender qual é a área que suportaria a instalação da planta”, disse.

Outra chinesa interessada no ABC é a Sinomach, fabricante de tratores e outras máquinas pesadas. A diferença é que a empresa já tem operações no Brasil com veículos importados. Segundo o sindicato, caso a unidade seja construída, deve operar inicialmente em regime CKD, onde as peças são enviadas em caixas do país de origem e montadas no local.

ABC perde força

Nos últimos anos, ao menos duas fábricas foram fechadas no ABC Paulista. Em 2019, a Ford anunciou que fecharia a unidade de São Bernardo do Campo depois de 52 anos. O local produzia caminhões e o Fiesta e empregava 2.350 funcionários.

Em 2022 foi a vez da Toyota anunciar que fecharia sua fábrica na mesma cidade. Inaugurada em 1962, a unidade foi a primeira da empresa fora do Japão.

Ainda que há cerca de 20 anos nenhum veículo saísse do local, a fábrica de São Bernardo era responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos, além de ser a sede administrativa da Toyota.

 

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