DTM: uma categoria do automobilismo baseada na Alemanha, possibilitando o desfile de grandes marcas
Você já ouviu falar na Deutsche Tourenwagen Masters? Se sua resposta for não, este artigo é para você! Como explica o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a DTM é uma categoria de corrida de carros de turismo, inclusa no esporte de automobilismo e que possui base alemã. A primeira edição estabeleceu corridas entre os anos 1984 e 1996, encerrando suas atividades devido aos altos custos atrelados às corridas. Entretanto, se deseja saber mais sobre a nova DTM, leia o artigo até o final e se surpreenda com a categoria.
Como surgiu a DTM atual?
Como mencionado anteriormente, a antiga DTM foi encerrada em decorrência dos elevados custos de estruturação das competições, além da tentativa frustrada de fazer dela uma categoria internacional. Assim, deu-se início à nova DTM, lançada no ano 2000, sendo inaugurada com um carro da Opel, baseado no modelo que efetuou a disputa nas 24 horas de Nurburgring de 1999.
Dentre as montadoras que efetuam as disputas, estão: Audi. BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren e Mercedes-Benz. Sob esse viés, as novas disputas, feitas a partir de 2000, seguiram o formato das corridas de 1995, sendo que os carros foram baseados em coupés de duas portas. Sendo assim, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, a marca Opel usou o Astra, enquanto que a Mercedes-Benz utilizou o Classe CLK e a Audi o TT.
Como funciona a DTM?
Antes de entender como funcionam as corridas dessas categorias de automobilismo, é importante sabermos mais sobre as marcas envolvidas. Como ressalta o empresário, a Opel saiu da categoria no ano de 2006, e a partir disso a DTM passou por diversas modificações para que houvesse a redução de custos nas competições — de modo a deixá-la também mais reconhecida entre o público.
Já em 2012, quem retorna para a categoria é a marca BMW. Após anos com as novas modificações, em 2019 a DTM utiliza as especificações da Super GT do Japão por dois anos e no ano de 2021 passa a utilizar as especificações do Grupo GT3 (FIA). Assim, como explica Joni Ricardo Fernandes Duarte, nesse ano de 2022, a temporada contou com 29 carros de seis montadoras, dando início a primeira rodada em Portimão.
Dentre as montadoras incluídas na disputa, está a Porsche, que durante anos negou participar dessa categoria. Vale mencionar que nos últimos 10 anos, essa foi a primeira vez que a DTM teve um grid maior na sua primeira etapa da temporada, se tornando assim não só o maior da Alemanha, mas também dos campeonatos mais populares de GT3 do mundo.
Isto posto, agora que conheceu melhor a categoria, entende sua relevância tanto para o automobilismo, quanto para o turismo na Alemanha? Saiba ainda, que a DTM se sobressai dentre as outras categorias, em decorrência das grandes marcas envolvidas, e na forma como se mostra rentável em termos de patrocinadores e de audiência.