Tecnologia

Mercado de arte se reinventa com tecnologias como realidade aumentada

A arte é mutável, se reinventa e traz sempre características da época atual. Com isso em mente, é possível visualizar não apenas mentalmente, mas quase que de forma real, obras com um toque curioso e moderno: através da realidade aumentada (RA).

Ao redor do mundo, isso já vem se mostrando tendência há algum tempo seja através dos óculos, denominados Reality Pro, que utilizam a tecnologia fabricados pela Apple ou no Museu Nacional de Singapura, por exemplo, a obra “História da Floresta” recebeu um apoio extra para ganhar a atenção dos visitantes.

Com a ajuda do celular e um aplicativo os usuários podem navegar e brincar com plantas e animais, numa linha de jogos de realidade aumentada bem parecido com o Pokémon Go, um sucesso em vários países.

Brasil também entra na tendência de arte + realidade aumentada

Já o Brasil conta com o artista plástico Maurício Nocêra, o Lito, responsável por inovar na arte com a tecnologia de realidade aumentada.

Pioneiro, ele reforça que “o público leigo, a maioria entre os brasileiros, não tinha muita noção de como funcionava ou onde tinha realidade aumentada para experimentar. E com a popularização da tecnologia, eu mesmo vi um boom de cerca de 200% na comercialização das minhas obras que usam RA. Vejo um envolvimento muito maior e uma experiência imersiva, quase que real com as obras”, comenta.

“A primeira vez que tive realidade aumentada foi na galeria que exponho em Miami. Depois disso, busquei formas de incorporar essa tecnologia em minhas artes e criei o quadro da Urban Monalisa”. Vale a pena destacar que, assim que o cliente adquire uma obra com o viés de RA, ela usa o filtro do Instagram para ter em realidade aumentada os detalhes que o artista criou. “É incrível como realmente chama a atenção do público, que passa a interagir confortavelmente com a tecnologia e dinamizar a arte, trazendo para perto do dia a dia algo cultural tão importante”, afirma Lito.

Realidade aumentada e virtual acumulou bons investimentos em 2023

Outro ponto interessante é que, mesmo em um ano atípico, as tecnologias continuaram a receber investimentos. É o caso da realidade aumentada e virtual, avaliados em 28 bilhões de dólares em 2021, devem atingir 250 bilhões em faturamento até 2028 segundo pesquisa do portal Statista.

Isso tudo foi impulsionado justamente por conta da pandemia, numa aceleração da transformação digital — mesmo ligada ao campo das artes. Ao mesmo tempo, as pessoas conseguiram ter melhor visibilidade e compreensão do valor que essas soluções podem gerar. Para 2023, a previsão é de contínua participação no mercado como um todo.

 

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